Reuso de madeira e resina no design arte da RSzpilman









Uma combinação inusitada de materiais, unidos pela arte e pela técnica, resultou numa linha surpreendente de acessórios de decoração e utilitários.
O artista plástico e designer Rubens Szpilman buscou na madeira infestada por cupins o desafio e a inspiração para sua mais nova coleção de objetos de design.
Referência internacional na criação de objetos em resina, Szpilman fez a fusão da madeira com a resina, criando peças únicas e exclusivas. “Esse trabalho resgata e dá uma nova vida à madeira até então condenada e jogada fora. Na fusão com a resina, os incríveis e orgânicos desenhos esculpidos pelos cupins, ao longo de muitos anos, são revelados por meio das luzes e reflexos do ar que se forma entre a resina e a madeira, durante o processo de fundição da peça”, explica o artista.  A beleza das peças é acentuada por outra inovação. Elas são envoltas por LEDs dimerizáveis por controle remoto, ressaltando o jogo de luzes e sombras com efeitos surpreendentes na medida em que nos movemos em torno do objeto.

A matéria–prima vem de sítios e fazendas seculares. O trabalho demandou muita pesquisa e ensaios, até se chegar à melhor técnica de unir de a madeira e a resina de forma definitiva. As partes ainda vivas da madeira são recuperadas após uma lavagem com jato que remove toda a matéria orgânica deixada pelos cupins e deixada para secar. “A fusão da madeira com a resina também agrega um diferencial estético marcante. Uma boa parte da madeira aflora à superfície e é polida junto com resina. A aparência e a textura são incríveis e contrastantes, pois a resina mais fria tem um toque diferente da madeira que é mais quente”, acrescenta Szpilman.
Entre os lançamentos, painel de parede, mesa de canto, caixa com tampa, bandejas e porta lenço. O artista também produz sob encomenda, com criações customizadas.


Comentários