Chá com charme



Delicadas e necessárias. Estas são as características da nova linha de xícaras da ceramista Patrícia Henriques, formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp. Estes acessórios vêm ganhando espaço cada vez mais em restaurantes, cafeterias e até mesmo em casa. Os amantes de um bom café não abrem mão de apreciá-los em grande estilo.
A xícara faz parte da ideia do ateliê da ceramista, que produz cerca de 300 peças ao mês. Possuem design simples e uma asa, que remete um passarinho, bons ventos, boas ideias e boas companhias. Pode ser usada em máquina de lavar louças e micro ondas.
Patricia Henriques consegue transmitir todo o amor que sente pelo trabalho através de vasos, esculturas e diversos outros artigos de cerâmica. Paulista, 38 anos, Patrícia possui o seu próprio ateliê há 7 anos, e conta que a mãe pernambucana a influenciou na hora de escolher a profissão “A paixão começou mesmo na faculdade, mas a minha mãe sempre contava histórias de lidas com a cerâmica em Pernambuco, histórias apaixonantes e encantadoras”, diz a artista. Antes de se dedicar totalmente a profissão, Patricia trabalhou em vários museus de São Paulo, e também em outras empresas que fugiam do que realmente buscava para a sua vida. Pediu demissão e utilizou as economias para comprar o primeiro forno de cerâmica. As primeiras peças desenvolvidas retratavam exatamente o que Patrícia passava no momento: Passarinhos e elementos da natureza que transmitiam liberdade. O grande xodó da artista é a Nina, um passarinho gigante, que carrega a seguinte frase nas costas “Para cócegas nos dedos”, um verdadeiro símbolo de carinho que temos por algo na vida.
Agora, além das esculturas e vasos, Patrícia ampliou o leque de produção e pretende atender os amantes de café e também estabelecimentos que apreciam objetos que dão prazer ao servir. 

Comentários