terça-feira, 24 de março de 2015

Bem contada





Com o intuito de trazer de volta a herança cultural acumulada em mais de 500 anos de design e de poética visual brasileira, a Oca Brasil, com a contribuição criativa da designer de superfícies Renata Rubim, dá vida a coleção Brasiliana, que utiliza como inspiração três períodos distintos de nossa história: Tribal, Colonial e Modernista. 
Com motivos étnicos e geométricos, a linha Tribal representa um período pré-colonização portuguesa, aonde inúmeras tribos indígenas, cada uma com a sua cultura, dominavam o território nacional. A série apresenta três estampas diferentes, porém, com um mesmo estro, numa mesma linha de inspiração.
Avançando um pouco mais na história, a linha Colonial se refere ao tempo do Brasil colônia, onde a influência portuguesa ditava as regras em toda a sociedade. A grande inspiração para os revestimentos são os renomados azulejos portugueses, com a sua riqueza de detalhes e vasta representatividade de formas geométricas e orgânicas. 
O movimento modernista guia a terceira linha da coleção Brasiliana. Inspirada em Burle Marx, as estampas são abstratas, com fortes traços do concretismo e do construtivismo, formas que mudaram o jeito de o mundo ver as artes plásticas. 
Líder do mercado de revestimentos naturais em madeira certificada, a Oca Brasil concebeu a coleção Brasiliana dentro do formato tradicional do ladrilho português, com medidas de 20 x 20cm. Produzido em painel de eucalipto ou valchromat usinado, os revestimentos podem receber os mais diversos tratamentos de cor, como a laca alto brilho ou fosca. Cada metro quadrado comporta 25 ladrilhos que contam, cada qual com sua estética e personalidade, um período histórico brasileiro.

Nenhum comentário: