Cor de 2014

SW 6263 / Exclusive Plum , projeto do Arq. Sérgio de Oliveira:
a "Cor do Ano", segundo a Sherwin-Williams

SW 6161/ Nonchalant White, 
espaço da Arq. Teresa Simões

SW 6509, em trabalho dos paisagistas 
Luiz Felipe Camargo Gomez e Luiz G. Camargo Gomez

SW 7019 , por Arq. Sérgio de Oliveira 



Quase outubro, segundo semestre, fim de ano já batendo à porta. E "pinta" a curiosidade: o que vem por ai?

Em termos de cores de tintas, já dá para saber. O interesse pelos diferentes elementos e culturas do mundo é a principal inspiração de Colormix 2014, cartela de cores da Sherwin-Williams para o próximo ano. Composta por quatro categorias: FundamentadoDiáfanoCuriosidade Intrínseco, a nova paleta é influenciada por uma variedade de drivers, entre eles: moda, eletrônicos, mídias sociais, inovações em novos produtos e a retomada do foco em cultura e tradição. As cores foram escolhidas por uma equipe de especialistas da companhia, liderados por Carol Derov, diretora do Color Marketing Group e membro da CAUS (Color Association of the United States), com mais de 25 anos de experiência na área. “Todos nós que participamos da criação da nova paleta temos diferentes formações profissionais, viemos de diferentes regiões do mundo e combinamos as informações que coletamos”, destaca Carol.





A primeira categoria, Fundamentado, está focada em tons neutros, quentes e frios de cinza, incluindo branco brilhante e preto profundo. Faz referência aos desenhos lineares e geométricos presentes na matemática e na impressão 3-D. A moda com suas formas estruturadas, pregas, dobras e cortes precisos; e a Escandinávia com seu idealismo de menos é mais.

A categoria Diáfano é composta por um grupo translúcido de matizes suaves, femininas e delicadas: bege puro, tons que remetem aos cosméticos e pérola. “Esta categoria tem um elemento espiritual que passou por todas as influências. Uma dessas influências foi o consumo excessivo: saber a diferença entre ‘eu quero’ e ‘eu preciso’ leva à procura pelo minimalismo e pela serenidade para ordenar nossas vidas. Há, também, um novo foco de feminilidade e do espírito criativo das mulheres, assim como sua beleza e força. A culinária é outra grande influência”.

Curiosidade apresenta cores intrigantes, fascinantes tons misteriosos e profundos, com um toque etéreo. Foca em esquisitices, no bizarro e seus estranhos objetos de fascinação. 
Já a categoria Intrínseco é baseada na preservação de tradições culturais e de artesanato mediante a recuperação de técnicas de nossos ancestrais, tais como a renda feita à mão, bordados, tecidos batik e entalhamento de madeira, tendo a América Latina como primeira influência, com destaque para o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro. “Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo continuarão a expor o Brasil como uma das mais espetaculares influências para desenho e cor. O México também é notável, especialmente por sua nostalgia pelo passado e por seu foco e interesse renovados em Frida Kahlo. A Europa Oriental também é uma grande influência, especialmente a herança húngara do artesanato, o uso de florais, a moda russa”, diz Carol.

A cor do ano
Dentre as cores de Colomix 2014, a Sherwin-Williams elegeu como "cor do ano". Presente na categoria Curiosidade, a cor Exclusive Plum (SW 6263, mostrada na primeira imagem desta postagemexpressa a contínua tendência em direção ao cinza, enquanto aparenta ser fresca e nova. Na definição de Carol, a cor é um neutro que pode ser um cinza ou um roxo, dependendo do contexto. " Uma tendência útil – mas com uma sensação clássica”, explica.

Quer saber mais?

                                    www.swcolormix.com.br/sherwin-williams-colormix-2014

Comentários