Vai, Brazil!





A La Lampe marca presença na Semana de Design de MilãoA marca de iluminação genuinamente brasileira é apoiadora e incentivadora de três das mais importantes exposições que acontecerão em Milão. A principal delas é a Exposição Yawanawá, fruto do projeto AGT (A Gente Transforma), do designer Marcelo Rosenbaum, na tribo de mesmo nome localizada no Acre, no meio da floresta Amazônica. O trabalho gerou uma coleção sem precedentes de luminárias, e contou com a experiência de mais de 25 anos de da marca no mercado para adaptação do projeto técnico das peças para a comercialização. La Lampe é responsável ainda pela distribuição das luminárias, que estarão nas onze lojas da rede no Brasil, a venda gerará renda para os índios. 
A La Lampe também fomenta o design nacional por meio da Exposição Jovens Designers, com destaque para as peças da coleção Brasileirinho, que compõe o portfólio da marca. E é a responsável ainda pelo projeto luminotécnico da Exposição em homenagem ao artista Bispo do Rosário.
Exposição Yawanawá / Exposição Jovens DesignersPalazzo Giuriconsulti, 
Piazza Dei Mercanti, 2

Luminárias " A Gente Transforma Yawanawá - A Força da Floresta"

Runuâkenê (Jiboia G)
Criado com a intenção de representar um dos animais mais sagrados e de maior sabedoria segundo os Yawanawá, foi tecida uma malha de miçangas com 2,20m de comprimento e 0,80m de largura com uma estampa de tons degradê de azuis, verdes e marrons representam mirações recebidas pelos Yawanawá através de rituais sagrados.

Runuârunuahu (Jiboia P)
Uma trave de Pupunha (madeira típica da região) esculpida a mão é o suporte deste Kenê de Luz. Onze Jiboias de miçangas de aproximadamente 1,20m penduradas nesta trave conferem a esta peça a atmosfera e o movimento deste réptil na floresta. A estampa simboliza a cabeça e o corpo da jiboia.

Puriti (Tripé)
Um tripé que utiliza os mesmos materiais (naturais) das flechas de caça e pesca dos Yawanawá, é o suporte da lâmpada deste modelo de Kenê de Luz, o “Tripé Flecha, composto por três varas ou flechas encaixadas em uma fatia de um fruto da região chamado Cocão. Esta fatia em sua estrutura natural possui 3 furos, nos quais foram encaixadas as varas. O giro das varas na fatia de cocão abre o tripé e estrutura o conjunto.

Shuanuã ( Floresta)
A representação da floresta, da árvore sagrada, com suas nuances de cores nos tons de marrons e verdes se aliam ao azul do céu em um conjunto de mais de 200 peças tramadas a mão. A união destes elementos formam a massa visual da Floresta Sagrada.

Enfim,  a arte e a cultura brasileiras mostrando seu valor!




Comentários