Desdobramento

 
 


 
 
O artista visual e designer José Marton participou por meio da Orchestra Brasil, projeto criado pelo Sindmóveis, em parceria com a Apex- Brasil, da IV Bienal Brasileira de Design com a mostra Geração Casa Brasil, entre os dias 19 e 28 de outubro realizada no Museu de Minas e Metais.
O nome da mostra, Geração Casa Brasil, se dá pelo fato de que todos os designers participantes já estiveram, de alguma forma, ligados à feira Casa Brasil, que ocorre a cada dois anos na cidade de Bento Gonçalves, RS, seja por meio do prêmio Salão Design ou por meio dos projetos especiais. O artista visual escolheu uma peça consagrada do portfólio da m ao quadrado©, por Marton, a Luminária Desdobramento, que ganhou uma versão design arte. A marca visa democratizar o design a ponto de torná-lo acessível ao consumidor brasileiro, compromisso que perpetua desde seu início, por meio da criação de peças que possam ser reproduzidas em série, e que ao mesmo tempo, não eliminem a característica da possibilidade de customização, mesmo sendo comercializadas em vários pontos de vendas da mesma cidade.
Em sua primeira versão, a Luminária Desdobramentos foi produzida em MDF laminado ecológico pet. A parte externa da peça é preta e a interna colorida que, combinada com as lâmpadas, permitiam vários nuances de cores no ambiente. O diferencial da Desdobramentos é a multiplicidade de formatos que permite a interligação, de infinitos módulos resultando em um único formato geodésico.
Na recriação, Marton reuniu cerca de 140 módulos, para criar a nova peça de design arte. Produzida com a matéria-prima melamina de bambu, é inspirado na representação da geodésia e sua transformação que pode ser constante e muda a cada conformação. As peças expostas seguirão para Ação Design Miami que acontece entre os dias 05 a 09 de dezembro.
 
 
José Marton: o corpo e alma do design
 
Considerado um artista multimídia, a arte para José Marton transpõe as barreiras profissionais e faz parte de sua vida, ou melhor, é sua vida. Nascido nos 60’s, numa década marco para as artes, da infância inventiva, onde explorava e criava seus próprios brinquedos e brincadeiras, a um universo particular de criações, paixão, empenho e voracidade em aprender transformaram o aprendiz em mestre, concluindo a faculdade com expertise de poucos e levando além da bagagem cultural, uma viagem à Paris, pelo Salão Universitário Nacional de Artes Plásticas.
Numa meteórica ascensão profissional, criou em 1995 a marcenaria Marton+Marton - referência em arte, design e arquitetura, que fez seu nome e obra brilharem nas passarelas mais requisitadas do cenário fashionista com cenografias deslumbrantes e mais de 300 clientes satisfeitos -, imortalizou seu nome na sedutora arquitetura de varejo, criou em 2001 uma das maiores revoluções do mercado de design - o sistema de acrílico listrado, pioneiro no país e patenteado -, que deu início a série Entrelinhas, foi ganhador do iF Design Award, convidado para participar da exposição Talents à la Carte na edição de 2005 da Maison Objet em Paris, além de ter sido premiado com o Inovação em Acrílico do INDAC.


Comentários