Casas do Chile no MCB


A idéia central da mostra “Casas do Chile”, que abriu dia 15 de setembro no Museu da Casa Brasileira (MCB), é revelar três pontos de vista da recente produção habitacional chilena, através de diferentes tipologias de casas, no âmbito arquitetônico e social.

“Nossa intenção é trazer para o MCB a boa produção de design e arquitetura dos países latino-americanos, aproximando a discussão dos conteúdos da programação para realidades culturais mais próximas, ampliando assim o debate que normalmente se volta para a produção européia e norte-americana”, diz Giancarlo Latorraca, diretor Técnico MCB.

Com curadoria do arquiteto Raul Pabst, chileno radicado no Brasil. Dividida em três módulos, a mostra apresenta em seu primeiro módulo 12 casas selecionadas nas edições 2006 e 2008 da Bienal Internacional de Arquitetura do Chile, e outras reconhecidas através de importantes publicações internacionais. Um segundo módulo traz a experiência do projeto 8 ao cubo, proposta inovadora de condomínio residencial em que os terrenos são vendidos já com opção de projetos realizados por um time seleto de arquitetos, cuja meta principal é a integração com a paisagem e a relação dos espaços projetados e das casas entre si. O último módulo apresenta três projetos premiados pelo concurso internacional Elemental, para construção de habitações sociais de baixo custo.
Com imagens, maquetes, vídeos e textos representativos de cada obra, a mostra pretende revelar o uso de novas tecnologias e a crescente busca de identidade arquitetônica que se reflete no desenvolvimento da América Latina.
Haverá também palestra, dia 16 de outubro, do arquiteto chileno Mathias Klotz, que tem suas obras expostas nos módulos 12 casas e 8 ao cubo, tendo como tema “Projeto como Investigação: obras recentes e um panorama da profissão”.
A mesma será o evento de encerramento do IV Projetar 2009, seminário de alcance ibero-americano voltado para arquitetos, professores e alunos de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, organizado pela Universidade Presbiteriana do Mackenzie e coordenado pela Prof. Dra. Ruth Verde Zein.
Serviço
Exposição: “Casas do Chile”
Visitação: até 18 de outubro, de terça a domingo, das 10 as 18h
Palestra: 16 de outubro, às 19h, do arquiteto Mathias Klotz
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel. 11 3032-3727 Jardim Paulistano São Paulo
Visitas orientadas: 3032-2564 ou
agendamento@mcb.org.br

Comentários

Anônimo disse…
só pra dar um alô
de uma forcinha, acessa aí
www.comprourgente.com.br/querocomprar